segunda-feira, 18 de abril de 2011

João Cipriano volta pelas mãos do povo a câmara de Vereadores de Orobó!

Foi bastante concorrida a reunião da câmara municipal de vereadores de Orobó da quarta-feira (13/04), devido à volta do vereador João Cipriano à Câmara Municipal. O presidente, Dr. Jorge Marinho, deu as boas vindas ao mesmo, leu o oficio encaminhado por ele à presidência da casa.






Seqüenciando, o senhor presidente leu um requerimento do brilhante vereador Biu Abreu – PSB, solicitando do senhor prefeito Manoel João que seja construído na Academia das Cidades – chegada da cidade – um monumento para colocar a Bíblia Sagrada. Haja vista que em Orobó ainda não se tem, e já existe uma lei federal no Brasil neste sentido, onde o dia da Bíblia é comemorado no 2º domingo de dezembro de cada ano, em todo território nacional, o qual foi elogiado pelos seus pares e pela comunidade oroboense, que é extremamente religiosa. O lugar indicado pelo vereador, é excelente. Agora cabe ao senhor prefeito Manoel João acatar ou não.



O vereador Naildo também apresentou requerimento sobre a questão da merenda escolar, que foi bastante debatido pelos vereadores e aprovado por 7 a 1. É de interesse da comunidade e dos vereadores que seja distribuída nas escolas merenda de qualidade, que os alimentos sejam aqueles mencionados no cardápio escolar e o vereador Chaparral apoiou o requerimento dizendo que é bom que todos fiquem de olho na qualidade da merenda, e, se os alunos estão recebendo no turno da manhã, como foi propagado pelo executivo. Porque uma coisa é certa: o dinheiro do governo federal vem. E é importante que os alunos, pais e os vereadores fiscalizem e que o dinheiro da merenda é do povo. Zé Antonio disse que ouviu o vereador Beto dizer que lá em Matinadas – região do vereador Naildo, estava sendo distribuído filé para os estudantes. O vereador Beto disse que só vota contra a esses requerimentos e o presidente da casa esclareceu que ele todo direito de votar contra ou a favor, e que qualquer vereador tem total direito de apresentar requerimentos, pois isso é legítimo e legal.

O vereador Zé Antonio, apresentou um requerimento solicitando da Secretaria de Saúde – relação dos médicos e dos dentistas, como também lotações e carga horária no município, o qual fora discutido e aprovado por ampla maioria. O vereador Beto disse que o papel do vereador é fiscalizar e que esses requerimentos no papel, às vezes é muito perigoso, porque bota o prefeito no canto da parede e vai afrontar o prefeito perante a justiça, quando deveria convidar o secretário para dar as explicações necessárias. Dr. Jorge salientou que muitas vezes se convida um secretário e ele não vem . E que da forma que Beto coloca, pode transparecer que tem algo errado quando eles são da base do governo também e não há motivos para tal. E que na câmara não tem nenhum anjinho e todos sabem que tais requerimentos são para botar o prefeito no canto da parede mesmo. Porque os vereadores querem saber de informações.
Chaparral entende que esses requerimentos vêm deixar tudo mais transparente para a população e os vereadores. E citou que no Sitio Figueiras está sem dentista haá vários meses e o dinheiro vem do governo federal.

Chaparral argumentou que no Sítio Pirauá está faltando professor para computação e os computadores foram instalados. Dr. Jorge informou que Biguriu – Secretário de Educação havia lhe comunicado que os mesmo foram instalados a pouco tempo, porque só quem pode fazê-lo é um funcionário do MEC. Por isso que muitas vezes atrasa. Zé Antonio foi claro e preciso em afirmar que a questão de apresentar requerimento pelo vereador não é para prejudicar o executivo e nem tão pouco botá-lo no canto da parede de forma alguma e sim desempenhar o papel do vereador.
Vereador David Aguiar disse que todos têm que colocar as coisas com isenção, deixando a política de lado, que a verdade não perde para o errado, a tarefa de governar não é fácil, o papel do vereador é fiscalizar, o governo Manoel João tem se esforçado, tem suas falhas, tem acertos e se houver investigações tudo bem. E depois de tudo averiguado se não houver problemas que todos tenham a coragem de elogiar o executivo e se precisar corrigir que se corrija. Disse ainda que o prefeito vai concluir o calçamento de Serra Capoeira e colocará uma ambulância para atender o povo da comunidade.

O vereador João Cipriano foi bastante cumprimentado e aplaudido pelos seus colegas vereadores e servidores da Secretaria de Obras e Viação que também foram assistir a sua volta à câmara.
Emocionado, João Cipriano saudou a todos os presentes e aos ouvintes da rádio comunitária e a todos que trabalharam com ele na Secretaria de Obras.
João Cipriano

Disse que voltou com alegria à Casa Legislativa para reassumir o cargo que o povo lhe conferiu nas eleições passadas. Na Secretaria de Obras fez o que podia,mas chegou a hora de entregar ao senhor prefeito Manoel João porque não dava mais para continuar. No legislativo, o parlamentar pode cobrar, denunciar e fiscalizar junto com o povo. Lembrou que entrou na política no ano 2000 com o seu tio e prefeito Manoel João chegando ao ponto de ficar 3 (três) meses praticamente intrigado com seu pai Cipriano, sem poder ir a casa dos seus pais. E que nunca botou na cabeça em ter o poder por vaidade, e sim, para colocar a serviço de todos os trabalhadores rurais do campo e cidade. Sendo o mesmo João Cipriano de sempre ,entendendo que o vereador é abaixo do povo. Na Secretaria de Obras não teve muita condições de fazer as coisas. Fez o que pode dentro das suas limitações. Salientou que tomou essa posição de entregar a secretaria, porque não agüentou mais e quando toma uma posição é para valer. Na câmara votará nos projetos em favor do povo de Orobó, juntamente com os vereadores: CHAPARRAL, BIU ABREU, NAILDO E ZÉ ANTONIO (G4). Afirmou que não é obrigado a balançar a cabeça para quem é doente pelo poder, e na câmara nunca levou um conto de reis para o bolso, e todos os compromissos assumidos com os vereadores e com o seu tio e prefeito Manoel João, todos foram cumpridos. O único problema que teve foi quando o vereador David Aguiar foi afastado pela justiça por conta da infidelidade partidária, que PPS pediu o seu mandato. Em obediência, atenção e a pedido do prefeito Manoel João, pagou ao vereador David Aguiar e hoje a justiça determinou que o dinheiro fosse ressarcido e isso vem sendo feito de maneira transparente. João Cipriano foi contundente em afirmar que, para viver em Orobó, não precisa está na política, pois antes de entrar, tinha terreno, Saveiro e tantos outros bens. E pelo jeito, ficou triste com alguns comentários de pessoas que tanto ele ajudou, chamando-o de desmantelado, destravado, desorganizado e que por onde passou foi um desastre, algo que não procede. Volto para o legislativo para trabalhar pelo povo da minha terra e aproveitou para pedir ao presidente Dr. Jorge, uma sala para atender aos seus eleitores. E mais além, declarou que se der para continuar na política, vai continuar e se não der, não haverá problema nenhum. João Cipriano agradeceu a todos de coração que trabalharam com ele na secretaria, e pediu ao senhor prefeito que melhorasse os salários dos funcionários da Secretaria de Obras que é muito abaixo, e Manoel João por ser uma pessoa que vem da pobreza, foi sindicalista, não vai deixar que os mesmos continuem ganhando tão pouco como vem… eles trabalham demais e ganham pouco disse.

Aos secretários Lúcio Barbosa, Drª Terezinha, Ailton e Drª Gilda deu nota 10. E criticou aqueles que na presença é uma coisa e por trás é outra. Foi preciso quando disse que, enquanto o povo estiver ao seu lado, estará também ao lado do povo.
Finalizou bastante emocionado, dizendo que da sua família o tio que ele mais gosta é Antonio Manoel dos Santos, que estava presente a sessão e foi aplaudido por demais.

Chaparral, Zé Antonio, Naildo, Biu Abreu e Dr. Jorge teceram grandes elogios ao vereador João Cipriano que realizou um ótimo trabalho por onde passou.

Fonte: Blog Manuel Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário